Na terça-feira (26), a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou um requerimento (REQ 106/2024) que solicita um debate sobre o possível viés político e ideológico presente nos livros didáticos que tratam do agronegócio brasileiro. O requerimento foi apresentado pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), e tem como objetivo discutir a forma como os materiais didáticos abordam o setor, alegando que algumas abordagens podem transmitir informações distorcidas ou imprecisas aos estudantes.
O senador Zequinha Marinho, um dos proponentes do requerimento, afirmou que a preocupação envolve a maneira como os livros estão influenciando a formação dos alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, com temas que ele considera não pertinentes ao contexto educacional. Segundo Marinho, em vez de focar na melhoria da qualidade educacional, o material didático estaria desviando o foco para questões ideológicas que podem gerar divisões políticas e sociais, e até mesmo incitar aversão a determinados setores econômicos.
No requerimento, Zequinha Marinho propôs que a audiência pública inclua a participação de representantes dos Ministérios da Educação e da Agricultura, além de entidades como a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a Fundação Instituto de Administração e a Associação De Olho no Material Escolar. O objetivo é aprofundar a discussão sobre a forma de tratamento do agronegócio nos livros didáticos e avaliar possíveis ajustes na abordagem do tema nas escolas do país.