A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que o comércio de mercadorias nos países do G20 apresentou crescimento no terceiro trimestre de 2024, após um desempenho misto no período anterior. As exportações aumentaram 0,4% em relação ao segundo trimestre, enquanto as importações cresceram 1,5%. O aumento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da América do Norte e da Europa, regiões que destacaram-se com um incremento nas trocas comerciais.
O comércio de serviços também registrou avanço, com exportações crescendo 2,8% no trimestre, especialmente por conta do aumento significativo nas exportações da China. As importações de serviços subiram 1,4%, refletindo um movimento positivo no setor. Nos Estados Unidos, o comércio de mercadorias registrou crescimento tanto nas exportações (2,5%) quanto nas importações (3,1%), especialmente devido ao aumento nas transações de bens de capital.
Na União Europeia, as exportações de mercadorias aumentaram 1,8%, enquanto na China, o setor enfrentou um retrocesso, com as exportações caindo 3,4% e as importações diminuindo 2,0%. O relatório da OCDE destaca que a recuperação no comércio global foi sustentada por uma maior atividade nas economias avançadas, embora desafios ainda permaneçam em algumas regiões.