O combate à fome é um dos principais temas abordados no G20 Social, evento paralelo à cúpula do G20 que está acontecendo no Rio de Janeiro. A questão da segurança alimentar afeta milhões de brasileiros, e muitos, especialmente em áreas vulneráveis, enfrentam diariamente a dificuldade de encontrar comida. No centro da cidade, é comum ver pessoas em situação de rua em busca de refeições gratuitas oferecidas por iniciativas sociais, destacando a gravidade da fome no país.
A favela Para-Pedro, na zona norte do Rio, é um exemplo claro dessa realidade. Líderes comunitárias, como Sara Almeida, relatam que muitas famílias, especialmente mães solteiras, recorrem a caçambas de lixo para encontrar alimentos. Sara, que levou 46 moradores da comunidade para o evento, espera que o G20 Social dê visibilidade às demandas da população mais vulnerável, buscando garantir que essas questões sejam ouvidas no cenário internacional.
Representantes de diversas partes do Brasil, como o Rio Grande do Sul, também participam do G20 Social, destacando a importância da segurança alimentar em regiões afetadas por crises como a pandemia e enchentes. Projetos como as cozinhas comunitárias têm sido uma solução local para mitigar os impactos da fome, com iniciativas que envolvem a produção de alimentos por lideranças comunitárias. O evento, que vai até o dia 16 de novembro, busca gerar um documento que será entregue aos governos de Brasil e África do Sul, com propostas para combater a fome de forma mais eficaz.