O Coletivo Justina, de Aparecida de Goiânia, iniciou uma turnê internacional com o objetivo de difundir a arte goiana, levando o espetáculo infantil “Dr. Raimundo” a diferentes países da América Latina. O grupo está realizando atividades culturais no Equador, onde ficará até 20 de novembro, e seguirá para o Chile, em parceria com a Escola de Escritores DramaSur e o Teatro Biobio, em Concepción. O projeto é uma realização do Coletivo em parceria com a Lei Paulo Gustavo e visa promover a troca cultural e a interação com públicos locais, principalmente crianças e seus familiares.
O espetáculo “Dr. Raimundo” aborda a temática da aceitação da diversidade, retratando a história de um menino que enfrenta dificuldades por ser diferente. A peça é acessível e interativa, proporcionando uma experiência rica e envolvente para as crianças, além de ser uma ferramenta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças. Em cada cidade onde é apresentado, o espetáculo também incorpora referências culturais locais, enriquecendo a experiência tanto para os participantes quanto para os artistas envolvidos.
Fundado em 2016, o Coletivo Justina se destaca pela sua atuação nas fronteiras entre a ancestralidade, a arte comunitária e a experimentação artística. Além das apresentações em países latino-americanos, o grupo realiza mapeamentos culturais e oferece oficinas e formações. A proposta do Coletivo inclui a promoção de intercâmbios artísticos, como as iniciativas realizadas em países como Argentina, Bolívia, México, Israel e a Palestina, sempre com o intuito de criar uma rede de trocas simbólicas e estéticas entre diferentes culturas.