Uma sucuri de 4 metros foi encontrada na tubulação que leva água até a Estação de Tratamento (ETA) em Cordeirópolis, São Paulo, na manhã de sábado (2), resultando na interrupção do abastecimento de água na cidade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que este foi o segundo incidente em uma semana envolvendo a presença de cobras na tubulação, evidenciando um problema recorrente.
No episódio mais recente, os técnicos de manutenção do SAAE descobriram a sucuri já morta próxima à bomba de captação da represa Cascalho. A presença do animal estava bloqueando o fluxo de água, mas o abastecimento foi normalizado após a sua remoção. A situação ressaltou a importância das ações de monitoramento e manutenção das estruturas de captação de água.
Em nota, o SAAE destacou que todas as tubulações possuem grades projetadas para evitar a entrada de animais. No entanto, frequentemente, algumas serpentes conseguem ultrapassar essas barreiras, levando à necessidade de intervenções para garantir a segurança do abastecimento de água. O caso levanta preocupações sobre a eficácia das medidas preventivas e a interação entre a fauna local e as infraestruturas urbanas.