O Prêmio Brasil Olímpico de 2024, tradicional evento de reconhecimento dos melhores atletas do país, será realizado no dia 11 de dezembro no Vivo Rio, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento homenageará os atletas brasileiros que se destacaram nos Jogos Olímpicos de Paris, onde a delegação conquistou 20 medalhas, um feito que reforça o valor da celebração e o orgulho nacional. A premiação terá o Troféu Rei Pelé, concedido aos melhores atletas do ano e determinado por um colégio eleitoral de especialistas.
Além de valorizar os atletas, o COB implementará medidas para promover a igualdade de gênero, incluindo a premiação de dois treinadores, um de cada sexo. Também foi definida uma meta para 2025, que estipula que cada modalidade deverá incluir ao menos 30% de mulheres entre os oficiais das delegações em competições internacionais. O evento ainda contará com uma premiação especial para atletas que se destacaram em eventos mistos, em que homens e mulheres competem juntos, reforçando o compromisso com a equidade de gênero no esporte.
A cerimônia, que também contará com a participação popular, premiará o Atleta da Torcida, o Atleta Revelação e o Prêmio Inspire, além de homenagens a atletas de cada modalidade, ao Melhor Técnico Coletivo, Melhor Equipe do Ano, Troféu Adhemar Ferreira da Silva e Prêmio Espírito Olímpico. Em 2021, a ginasta Rebeca Andrade e o arqueiro Marcus D’Almeida foram os grandes premiados. Com o protagonismo feminino e diversas conquistas, a edição de 2024 do Prêmio Brasil Olímpico promete ser um evento marcante para o esporte brasileiro.