Na tarde de sexta-feira (8), cinco aeronaves da Força Aérea do Reino Unido, incluindo três caças Eurofighter Typhoon, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RIOGaleão). A operação foi confirmada tanto pela concessionária que administra o aeroporto quanto pela Força Aérea Brasileira (FAB). A solicitação para o pouso foi recebida pelo Centro de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (ACC-CW), que autorizou a manobra devido a uma emergência envolvendo um dos caças.
A situação envolveu uma aeronave da Royal Air Force, um Airbus KC3 Voyager, que estava acompanhando um Eurofighter Typhoon em emergência. Ambas as aeronaves, que seguiam de Cabo Verde para as Ilhas Falkland/Malvinas, precisaram alterar a rota para aterrissar no Brasil. Além das aeronaves mencionadas, o grupo incluía um A-400 Atlas, que também pousou sem incidentes no aeroporto carioca.
Apesar dos pousos de emergência, as aeronaves seguiram normalmente para o seu destino após o procedimento. Contudo, a operação afetou o tráfego aéreo no Galeão, resultando em sete atrasos em aterrissagens programadas. A concessionária RIOGaleão informou que a operação foi realizada com segurança e que o fluxo de voos no aeroporto foi normalizado logo em seguida.