A segunda quinzena de novembro será marcada por chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, conforme previsão do Climatempo. A chegada de uma frente fria pela região Sul deve intensificar a precipitação, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no início da semana. Esse sistema climático avança gradualmente, atingindo São Paulo e o Espírito Santo entre os dias 21 e 22 de novembro. Além disso, há alertas de pancadas fortes de chuva nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul até o dia 20.
A partir de quarta-feira, dia 20, o deslocamento da frente fria pelo litoral de São Paulo e Sudeste deve ampliar as condições de chuva em estados como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse fenômeno também será responsável por alterar o fluxo de umidade vindo da Amazônia, o que contribuirá para a intensificação da precipitação nessas áreas.
No final de semana, o sistema deve alcançar o Espírito Santo e a Bahia, redirecionando o corredor de umidade para o Centro-Oeste, Tocantins e parte do Nordeste. A previsão indica que as chuvas devem aumentar consideravelmente nessas regiões, com potencial para impactos significativos no clima local.