Um total de 16 pessoas perderam a vida e sete continuam desaparecidas devido a inundações e deslizamentos de terra que atingiram quatro distritos na ilha de Sumatra, Indonésia. Os eventos ocorreram durante o último fim de semana, sendo o distrito de Karo o mais afetado, com cinco mortos e cinco desaparecidos após intensas inundações no sábado, conforme informou a agência nacional de mitigação de desastres.
As regiões de Karo e Deli Serdang já haviam enfrentado inundações repentinas e deslizamentos ao longo do ano, reflexo da severidade da atual temporada de chuvas no país. Fenômenos meteorológicos extremos, cada vez mais frequentes, têm sido associados por cientistas às mudanças climáticas, que intensificam a vulnerabilidade da Indonésia a desastres naturais.
A Indonésia, arquipélago localizado em uma das áreas mais propensas a fenômenos naturais extremos, enfrenta desafios significativos na gestão de crises climáticas e ambientais. Esses eventos reiteram a urgência de ações globais e locais para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger comunidades vulneráveis.