A cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, enfrentou graves alagamentos neste sábado (9) devido ao transbordamento do Rio Corumbataí após intensas chuvas. Estradas rurais, como a Estrada do Sobrado, a Estrada de Jacutinga e a Estrada Velha de Brotas, foram interditadas pela Defesa Civil devido ao risco de acidentes, uma vez que a correnteza tornou invisíveis as margens do rio. O órgão alertou os motoristas para não tentarem atravessar as vias, enfatizando o perigo da travessia.
Em um bairro de Rio Claro, o muro de uma casa desabou devido ao acúmulo de água em um terreno adjacente, alagando a residência. Apesar do susto e dos danos materiais, os moradores não ficaram feridos. Com a chuva acumulando cerca de 240 milímetros em três dias, o município e outras cidades da região, como São Carlos, São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista, registraram transtornos e danos materiais, principalmente pela queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco.
Além de Rio Claro, outras cidades da região foram fortemente impactadas pelas chuvas. Em São José do Rio Pardo, um deslizamento de terra bloqueou um trecho da rodovia SP-207, e engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram acionados para avaliar o risco na área. Em São Carlos, uma árvore caiu sobre um carro na Avenida Doutor Teixeira de Barros, sem causar ferimentos ao motorista.