A Defesa Civil de Campinas registrou diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra nesta sexta-feira (8), em consequência de uma forte chuva que atingiu a cidade. De acordo com a prefeitura, foram relatados 20 incidentes, incluindo oito quedas de árvores ou galhos em várias regiões e seis alagamentos em bairros como Jardim Lisa, Lumen Christi e Conceição. Apesar da gravidade dos eventos, não houve registro de feridos.
Além dos alagamentos, a chuva provocou três deslizamentos de terra, dois no Jardim São Fernando e um no Parque Centenário, além da queda de muros nos bairros Jardim Santana e Vila João Jorge. Também foi identificado risco de queda de muro no Jardim Nilópolis. Segundo dados da prefeitura, o maior volume de chuva foi registrado no distrito de Barão Geraldo, onde o acumulado chegou a 48,37 milímetros desde as 7h da manhã. No total dos últimos três dias, o índice pluviométrico da cidade aproxima-se de 200 milímetros, mantendo Campinas em estado de atenção.
A prefeitura orienta a população sobre medidas de segurança, como evitar áreas de alagamento e estar atento a informações da Defesa Civil. Em caso de emergências, como quedas de árvores ou inundações, o órgão recomenda que sejam acionados os números de atendimento apropriados. Equipes da prefeitura permanecem de sobreaviso para monitorar a situação e dar suporte aos moradores, com medidas preventivas para minimizar possíveis danos em futuras tempestades.