O chefe da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, afirmou em uma conferência na Noruega que o fornecimento de petróleo e gás será abundante nos próximos dois anos, com os mercados de petróleo se mantendo equilibrados, a menos que ocorra uma grande escalada geopolítica. De acordo com a IEA, a oferta global de petróleo deve superar a demanda em 2025, mesmo com os cortes de produção da Opep+ ainda em vigor, devido ao aumento da produção nos Estados Unidos e em outros países fora do bloco.
A expectativa de um excesso de oferta de petróleo representa um desafio para a Opep+, composta pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, como a Rússia. Esse cenário pode dificultar os planos do grupo de iniciar um aumento gradual na produção de petróleo, já que a produção global está crescendo mais rápido do que a demanda.
Para os próximos anos, a IEA prevê que os mercados de petróleo e gás continuarão estáveis, a menos que surja uma crise geopolítica significativa. Birol ressaltou que haverá oferta suficiente para atender à demanda, o que sugere uma perspectiva relativamente tranquila para os mercados de energia em 2024 e 2025.