Na 43ª edição da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que acontece até sábado (9) em Boa Vista, os chapéus de cowboy cor-de-rosa têm sido um grande destaque. Comerciantes da feira, como Édson Arruda, explicam que o aumento na procura pelo produto se deve, principalmente, ao “efeito Ana Castela”, cantora sertaneja que adotou o acessório. As crianças, especialmente as fãs do estilo “boiadeira”, têm se encantado com as tonalidades rosa, gerando alta demanda. Além disso, as mulheres também estão aderindo à moda, visivelmente atraídas pelo tom.
A procura por chapéus cor-de-rosa vem crescendo ano após ano. Vendedores como Benício Carneiro destacam que o público feminino e infantil está cada vez mais interessado em produtos ligados à cultura agropecuária, como chapéus, cintos e fivelas. Carneiro observa que, em relação ao ano passado, o aumento da demanda reflete uma maior aceitação da moda, especialmente para ocasiões como rodeios. As preferências de consumo estão mais diversificadas, mas o rosa segue em alta, tanto para crianças quanto para adultos.
O evento também é um momento de confraternização familiar, como relatado por Dalva Rossi, que levou suas filhas para visitar a feira. Sua filha, Sofia, que possui autismo e tem um “hiperfoco” pela cor rosa, ficou encantada com o chapéu cor-de-rosa. Dalva destaca como a experiência foi positiva para a filha, que se sentiu mais à vontade e interagiu melhor com o ambiente da feira, o que também é uma conquista importante no contexto das atividades inclusivas. A Expoferr 2024 segue como um importante evento do calendário agropecuário, com grandes expectativas de público e movimentação econômica.