Neste sábado, Dia de Finados, os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte — Bonfim, Saudade, Paz e Consolação — devem receber mais de 80 mil visitantes. Para facilitar a experiência dos que buscam homenagear seus entes queridos, a prefeitura disponibilizou sinalização interna, mapas e um sistema de geolocalização online. Os visitantes são incentivados a levar flores naturais, acondicionadas de forma a evitar o acúmulo de água.
Durante todo o dia, diversas celebrações religiosas estão programadas nos cemitérios, com missas em horários variados. Além dos cemitérios municipais, locais particulares também oferecem homenagens e atividades voltadas às famílias, como palestras e ações voltadas ao conforto emocional. A operação especial de segurança, com o apoio da Guarda Municipal e de outros órgãos, visa garantir a tranquilidade dos visitantes.
A movimentação no trânsito foi planejada para acomodar o grande fluxo de veículos, priorizando a entrada de familiares e amigos que participam de sepultamentos. A BHTrans está monitorando e sinalizando as vias próximas, e os visitantes são aconselhados a se informarem previamente sobre as condições de trânsito e a localidade dos jazigos.