A corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) investiga duas denúncias de ameaças cometidas por policiais penais em cidades do interior do estado durante o último fim de semana. Em ambos os casos, que ocorreram em Feijó e Senador Guiomard, ninguém ficou ferido, mas as autoridades já iniciaram a apuração dos fatos para garantir a responsabilização e possíveis sanções disciplinares.
O primeiro incidente aconteceu na cidade de Feijó, na sexta-feira (1º), quando um policial penal que estava consumindo álcool junto com um advogado em uma conveniência se envolveu em uma discussão. Durante o desentendimento, o policial teria apontado uma arma para o advogado, que conseguiu deixar o local. Já em Senador Guiomard, na madrugada de domingo (3), outro policial penal foi detido após ameaçar pessoas em uma área conhecida como Baixa Verde, e sua arma foi apreendida pela Polícia Militar.
Ambos os casos estão sob investigação da Polícia Civil, e o Iapen-AC avalia medidas que podem incluir a cassação preliminar do porte de arma dos envolvidos e a instauração de procedimentos administrativos disciplinares, podendo resultar até na perda das funções. A direção do Iapen reforçou que não compactua com condutas abusivas ou ilegais e destacou que ações de apuração já foram formalmente iniciadas.