O Casamento Comunitário, que visa facilitar a regularização civil de casais com renda de até três salários mínimos, teve sua data inicial, marcada para 10 de novembro, adiada para janeiro de 2025. As inscrições, que estão abertas até o dia 15 de outubro, podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios participantes ou na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) em Cuiabá.
Este programa é destinado a todos os grupos religiosos e inclui pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso com a inclusão e igualdade no acesso ao matrimônio. Os casais interessados devem estar cadastrados no Cadastro Único (CAD Único), um requisito essencial para participar da iniciativa.
A terceira edição do projeto abrange casais de 13 municípios, incluindo cidades como Acorizal, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. A primeira edição ocorreu em 2021, em Cuiabá, e contou com a participação de 1.200 casais. A ação é promovida pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF) e pela Setasc, com o objetivo de garantir o direito ao casamento de forma gratuita e acessível.