O prazo para que os blocos de rua se inscrevam no Carnaval de Belo Horizonte 2025 termina nesta terça-feira (5). O credenciamento, feito no site da Belotur, é gratuito e necessário para que as autoridades possam planejar a segurança, logística, limpeza e a instalação de banheiros químicos durante o evento. Os organizadores devem especificar a data, horário, trajeto e o tipo de equipamento de som que será utilizado nos desfiles.
O Carnaval 2025 de BH acontecerá oficialmente entre 15 de fevereiro e 9 de março. Segundo a Belotur, são esperadas cerca de seis milhões de pessoas nas ruas, o que deve gerar um impacto econômico de R$ 1 bilhão. Já foram credenciados os ambulantes, e o regulamento dos Desfiles dos Blocos Caricatos e das Escolas de Samba, assim como o Edital de Fomento, está disponível para consulta. Além disso, uma vila gastronômica será instalada na Praça Rui Barbosa, com um circuito culinário ao longo do trajeto dos foliões.
Para os ensaios, 13 centros culturais e 58 parques municipais estarão abertos, mediante agendamento prévio. A expectativa é que o evento impulsione não apenas o turismo, mas também a economia criativa da cidade, com iniciativas que incluem desde infraestrutura até a promoção de eventos culturais. A organização do Carnaval busca atender tanto a diversão dos foliões quanto a geração de oportunidades econômicas para diversos setores da capital mineira.