A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) de Santa Catarina realizará, na próxima quinta-feira (28), uma capacitação direcionada às equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 19 municípios com comunidades quilombolas. O objetivo da formação, que ocorrerá de forma online, é aprimorar o atendimento às populações quilombolas, promovendo a valorização de sua cultura e o fortalecimento de políticas públicas que combatam o preconceito e promovam a igualdade racial.
A capacitação será conduzida pela Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes (Geiri) da SAS e se concentrará na promoção dos direitos humanos dessas comunidades remanescentes quilombolas. Segundo Regina Suenes, gerente da Geiri, a formação busca fornecer aos profissionais os subsídios necessários para uma atuação mais eficaz e informada no atendimento a essa população, com foco na inclusão e na efetivação de direitos.
Além da capacitação, a Secretaria concluiu recentemente um levantamento sobre a população quilombola no estado, baseado em dados do IBGE e da Fundação Cultural Palmares, entre outros. O próximo passo será monitorar o atendimento oferecido aos quilombolas nos Cras e avaliar a qualificação das equipes de atendimento, com o objetivo de garantir que os serviços prestados sejam adequados às necessidades dessa população. A pesquisa também analisou aspectos como a localização das comunidades, formação acadêmica e o acesso a emprego formal.