Uma obra do artista George Stubbs, que retrata um cão pointer espanhol, será leiloada pela primeira vez desde 1972 na Sotheby’s, em Londres. Estimada em £ 1,5 milhão a £ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões a R$ 14 milhões), a pintura foi vendida pela última vez por £ 30 mil. Stubbs, conhecido por suas representações realistas de animais, especialmente cavalos, completou menos de 400 pinturas ao longo de sua carreira. O “Pointer Espanhol”, datado de 1766 a 1768, é considerado a pintura de cão mais antiga criada por ele.
A obra faz parte de um período prolífico para o artista, nos anos 1760, quando produziu algumas de suas mais renomadas pinturas, como o famoso “Whistlejacket”, exibido na National Gallery de Londres. A pintura do cão pointer foi vista apenas uma vez pelo público desde que foi concluída, em uma exposição na National Gallery of Sports and Pastimes, em 1948. A última exibição da obra ocorreu no leilão de 1972, e agora o público poderá vê-la novamente em uma exibição na Sotheby’s, que acontece entre 29 de novembro e 4 de dezembro deste ano.
O século 18 testemunhou o crescimento do interesse pela caça e esportes de campo na Inglaterra, especialmente entre a elite, o que fez com que a presença de cães, como o pointer espanhol, ganhasse mais importância na cultura britânica. Essa pintura é um reflexo dessa mudança cultural e está sendo leiloada em uma época que marca um aumento no mercado de arte e na valorização de obras de mestres antigos.