No primeiro dia de provas do Enem 2024 em Aracaju, os termômetros marcaram 31 graus, desafiando os candidatos que compareceram aos locais de exame neste domingo. Muitos participantes chegaram cedo para enfrentar o calor e evitar contratempos antes do fechamento dos portões, previsto para as 13h, conforme orientação do Inep, que recomenda a chegada com uma hora de antecedência. Em Sergipe, as provas foram aplicadas em 33 municípios, totalizando 212 locais de exame.
Alguns candidatos compartilharam suas estratégias para lidar com o clima quente. Natasha Marcielle, de 19 anos, que tenta uma vaga em direito, buscou chegar cedo para se adaptar ao ambiente, enquanto Kauã Florença, de 18 anos, candidato a ciências da computação, procurou uma sombra para se proteger. Já José Vitor, de 29 anos, que busca uma oportunidade em psicologia, levou água para se manter hidratado e um casaco, prevendo o uso do ar-condicionado nas salas de prova.
Apesar do calor, o índice de faltas foi menor do que o registrado no ano anterior, com 21,1% de ausência entre os 69.376 inscritos no estado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a redução na taxa de abstenção foi uma boa surpresa, indicando o esforço dos candidatos para comparecer, apesar das adversidades climáticas.