Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que enfrentaram problemas de saúde ou dificuldades logísticas, como falta de energia ou enchentes, durante o primeiro domingo de provas, em 3 de novembro, podem solicitar a reaplicação do exame. As inscrições para essa nova oportunidade estão abertas de 11 a 15 de novembro, com a reaplicação programada para os dias 10 e 11 de dezembro. A medida visa contemplar estudantes prejudicados por situações inesperadas que comprometeram sua participação na primeira etapa do exame.
Para solicitar a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante e inserir login e senha, além de anexar documentação comprobatória em caso de problemas de saúde, como exames e atestados médicos. Já para situações logísticas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá avaliar as ocorrências nos locais de prova. São consideradas justificativas válidas doenças infectocontagiosas como Covid-19, meningite, tuberculose, entre outras listadas, e desastres naturais na região de aplicação do exame.
Caso o problema tenha sido exclusivamente logístico, o candidato deve ainda comparecer ao segundo dia de provas do Enem, em 10 de novembro, e poderá realizar a primeira etapa da reaplicação em dezembro. Já para aqueles afetados por doenças, há a possibilidade de refazer ambas as etapas nos dias 10 e 11 de dezembro, desde que a solicitação seja aprovada.