Neste domingo (3), mais de 74 mil estudantes do Distrito Federal participam da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos responderão a questões de linguagens, ciências humanas e realizarão a redação, com a prova começando às 13h30 e os portões fechando às 13h. Este ano, o número de inscritos no DF superou o do ano passado, refletindo um crescimento de 1,8%, sendo que a maioria dos candidatos são mulheres.
Para facilitar o deslocamento dos participantes, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF implementou um reforço no transporte público, especialmente nas linhas de ônibus que atendem as instituições de ensino onde as provas estão sendo aplicadas. O Metrô funcionará das 7h às 20h para atender à demanda dos candidatos. Essa operação será repetida no próximo domingo (10), quando ocorrerá a segunda etapa, com questões de matemática e ciências da natureza.
O gabarito oficial das provas será divulgado no dia 20 de novembro, e as notas individuais estarão disponíveis para os participantes a partir de 13 de janeiro de 2025. O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, possibilitando o acesso a diversas oportunidades educacionais oferecidas pelo Ministério da Educação.