Os candidatos que participaram do primeiro dia do Enem 2024 enfrentaram questões que exploraram a rica diversidade cultural do Brasil, incluindo um item sobre o axexê, um ritual do candomblé. De acordo com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, o axexê é uma cerimônia fúnebre que ocorre em homenagem a figuras importantes da hierarquia religiosa, como chefes e filhos-de-santo, e busca libertar a alma do falecido. Este rito pode durar de três a sete dias e é caracterizado por cantos e danças.
Além das questões culturais, a prova deste ano também incluiu 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens, além de uma redação. A ênfase nos textos escritos foi significativa, com uma variedade de temas identitários que envolveram as populações negra e indígena. O consultor pedagógico Paulo Fernandes destacou a quantidade expressiva de textos na prova de linguagens e a relevância de temas relacionados à cultura tradicional brasileira nas questões de humanas.
O tema da redação focou nos “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, ressaltando a importância da identidade cultural e dos direitos sociais. A abordagem abrangente de temas identitários e a celebração das tradições afro-brasileiras foram características marcantes do Enem 2024, evidenciando a relevância desses assuntos no contexto educacional e social do país.