O candidato à presidência do Uruguai, Yamandú Orsi, que lidera as pesquisas no segundo turno das eleições, fez um apelo aos eleitores indecisos após votar em sua cidade natal, Canelones. Orsi, ex-prefeito da cidade, destacou a importância desse grupo de eleitores para o resultado da disputa, considerando a corrida presidencial acirrada. Ele também enfatizou a necessidade de manter a esperança na política e garantiu que sua única opção é continuar na campanha para o cargo presidencial.
Durante uma coletiva após a votação, Orsi fez uma menção ao bloco do Mercosul, destacando seu objetivo de buscar um equilíbrio nas relações comerciais com os países membros — Paraguai, Argentina e Brasil. O candidato de centro-esquerda ressaltou que pretende dinamizar as relações comerciais dentro do bloco, diferentemente da abordagem do atual presidente, Luis Lacalle Pou, que tem buscado acordos comerciais fora do Mercosul, como com a China.
Lacalle Pou, que não pode concorrer à reeleição devido à Constituição do Uruguai, tem gerado polêmica com suas propostas de reduzir a dependência comercial do país em relação ao Mercosul, algo que é criticado por alguns setores que defendem uma maior integração. Orsi, por sua vez, manifestou que sua prioridade seria preservar e fortalecer o Mercosul, buscando soluções que beneficiem a economia uruguaia sem isolar o país de seus principais parceiros comerciais na região.