O governo canadense determinou o encerramento das operações do escritório do TikTok no país, embora a decisão não restrinja o uso do aplicativo para os cidadãos canadenses. Segundo o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, essa medida decorre de uma revisão rigorosa baseada na Investment Canada Act e visa proteger a segurança nacional diante dos possíveis riscos associados à ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok. O governo reforçou que o uso do aplicativo continua disponível, ficando a critério dos cidadãos decidir se desejam utilizá-lo ou não.
Em resposta, a ByteDance afirmou que irá contestar a decisão judicialmente, argumentando que o fechamento do escritório impactará centenas de empregos bem remunerados no país. A empresa considera que a medida não beneficia ninguém e destaca que o TikTok continuará operando no Canadá, oferecendo uma plataforma para criadores de conteúdo e empresas que buscam expandir seus públicos e negócios.
Nos Estados Unidos, o TikTok também enfrenta desafios regulatórios. Em maio, o governo Biden aprovou uma lei que pode resultar na remoção do aplicativo do país caso a ByteDance não encontre um comprador confiável dentro do prazo estipulado, que termina em janeiro de 2025. Caso isso não ocorra, tanto a Google Play Store quanto a App Store deverão retirar o TikTok de suas plataformas.