A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, neste sábado, uma mobilização para o Dia de Combate à Dengue, destacando a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A iniciativa pede que a população elimine recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas PET, calhas e até pequenas tampinhas, para evitar a proliferação do vetor.
Além de medidas preventivas, como manter caixas-d’água bem tampadas e evitar o acúmulo de lixo e entulhos, o subsecretário de Vigilância à Saúde destacou o papel ativo da comunidade no esforço coletivo para controlar a dengue. Em publicação, foi reforçada a necessidade de ações regulares e a participação em campanhas nacionais de prevenção, como a “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, que incentiva cuidados simples e a colaboração com agentes comunitários de saúde.
A vacinação contra a dengue está disponível em Unidades Básicas de Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde ressalta a importância de identificar os principais sintomas da doença, como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele e dores de cabeça, e buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A campanha visa reduzir a incidência da doença e conscientizar a população sobre a gravidade do problema.