O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) anunciou, nesta segunda-feira, a redução das tarifas de importação de 13 produtos essenciais, incluindo medicamentos utilizados no tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer. A decisão, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, visa facilitar o acesso a produtos estratégicos, abrangendo também insumos para a produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, lentes de contato hidrogel e filmes radiográficos, que tiveram as tarifas reduzidas de até 18% para 0%.
Por outro lado, o Gecex decidiu elevar as tarifas de importação de produtos como insumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas, usados na fabricação de painéis solares. A medida foi aprovada para fortalecer a indústria local e fomentar a geração de empregos no Brasil, uma das prioridades do governo. Segundo o comitê, a elevação tarifária visa equilibrar a competitividade de certos setores produtivos e impulsionar o desenvolvimento industrial no país.
Além disso, foram concedidos novos ex-tarifários para 226 códigos de bens de capital e 202 para o Regime de Autopeças Não Produzidas, referentes a produtos sem produção similar no mercado nacional. Esses itens agora terão tarifas de importação reduzidas, facilitando o acesso a insumos de alta relevância para a indústria e ampliando o leque de produtos disponíveis para atender à demanda interna. A lista completa e os detalhes das decisões ainda serão divulgados pelo Ministério em sua página oficial.