A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/24, que estabelece normas para a apresentação e execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com o autor, o texto foi resultado de negociações entre os Poderes Executivo e Legislativo, visando aprimorar a regulamentação das emendas parlamentares. Apesar da expectativa, o parecer do relator ainda não foi divulgado.
O contexto recente das emendas parlamentares envolve a suspensão de emendas impositivas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Flávio Dino solicitando maior transparência na liberação de recursos. A decisão, questionada por diversos parlamentares, foi mantida pelo STF. As emendas impositivas são aquelas que o governo federal é obrigado a executar, gerando debates sobre o equilíbrio entre transparência e a execução obrigatória dessas emendas.
A pauta do dia inclui ainda outros projetos de relevância. Entre eles, está o PL 714/23, que prevê a prisão preventiva obrigatória em casos de crimes hediondos e reincidência criminal, e o PL 1205/24, que adequa a Lei Geral do Esporte e estabelece exigências para comitês e confederações esportivas no recebimento de recursos públicos. Ambos os projetos tramitam em regime de urgência, indicando a necessidade de decisões rápidas no contexto legislativo.