A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (27) a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros, às 16 horas no Salão Nobre. O prêmio, instituído em 2015, foi renomeado em 2024 para homenagear a deputada Amália Barros, falecida este ano, reconhecida pelo seu trabalho em defesa das pessoas com deficiência. A premiação busca destacar empresas, organizações, entidades e personalidades que tenham contribuído para a inclusão dessas pessoas ou que sirvam de exemplo de superação.
Serão premiadas dez iniciativas e personalidades, divididas em duas categorias. Na categoria Mérito Darci Barbosa, destinada a personalidades e entes federados, serão agraciados indivíduos como Daniel Grossi Marconi, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho e Paola Antonini França Costa, entre outros. Já na categoria Mérito João Ribas, voltada a empresas e organizações, as homenagens incluem a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos e o Instituto Amália Barros, entre outros.
A deputada Amália Barros, que perdeu a visão de um olho ainda jovem devido a uma toxoplasmose, foi a responsável pela criação da Lei 14.126/21, que reconhece a visão monocular como uma deficiência sensorial. Sua trajetória política foi marcada pela luta pela inclusão das pessoas com deficiência, e a renomeação do prêmio visa perpetuar sua memória e o legado de suas ações em favor da acessibilidade e igualdade.