A Câmara Temática do Meio Ambiente, coordenada por Santa Catarina no 12º Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (COSUD), propôs a criação de um Mercado Regional de Carbono, reunindo sete estados com o objetivo de promover um desenvolvimento econômico sustentável. A iniciativa visa construir um mercado de carbono compartilhado, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, analisando as ações já implementadas em cada estado para identificar as soluções mais eficazes.
O projeto também destaca a importância de estabelecer uma base jurídica sólida para garantir a segurança e atratividade do mercado de carbono, além de sugerir a criação de uma legislação específica e estratégias para a compra de créditos de carbono. Em paralelo, a Câmara propõe um fortalecimento na comunicação das ações ambientais dos estados do COSUD, com um plano de divulgação voltado para a COP30, que ocorrerá em Belém em 2025, visando apresentar os esforços regionais em preservação e sustentabilidade.
Além da criação do mercado de carbono, a Câmara Temática também definiu a transição energética como um pilar fundamental para suas futuras ações. A proposta inclui o fomento à produção de biogás, biometano e hidrogênio de baixo carbono, com foco em energias renováveis e no aumento da oferta de gás natural nas regiões Sul e Sudeste, buscando contribuir para a descarbonização da matriz energética brasileira e o fortalecimento de uma economia verde alinhada às metas globais de sustentabilidade.