Na 410ª reunião da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), realizada em Goiânia no dia 13 de novembro, foram aprovadas 18 cartas-consultas que autorizam a captação de R$ 19,3 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural). Esses recursos beneficiarão estabelecimentos rurais localizados em 16 municípios de Goiás, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.
O investimento será direcionado principalmente a produtores de pequeno porte, que receberam a maior parte dos recursos, com 11 propostas aprovadas. Além disso, 5 propostas de produtores de pequeno-médio porte também foram contempladas, além de uma de um produtor de mini porte e uma de um produtor de porte médio. A expectativa é de que a aplicação desses recursos gere cerca de 22 novos postos de trabalho no campo.
A superintendente de Produção Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Patrícia Honorato, destacou a importância do FCO como um impulsionador do desenvolvimento no estado. A alocação de recursos no setor agrícola não apenas fortalece as atividades produtivas, mas também cria novas oportunidades de trabalho, promovendo crescimento no interior de Goiás. O FCO foi criado pela Constituição de 1988 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos estados do Centro-Oeste, incluindo Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio de financiamentos a produtores rurais e empresas.