Dois cabos submarinos de telecomunicação foram danificados no mar Báltico em um incidente que levanta suspeitas de sabotagem e aumenta as preocupações sobre a segurança de infraestruturas críticas na Europa. Entre os cabos afetados estão o Arelion, que conecta Gotland à Lituânia, e o C-Lion, que liga a Finlândia à Alemanha. O navio de carga chinês Yi Peng 3, ancorado na região do estreito de Kattegat, está no centro das investigações, mas as autoridades chinesas negam qualquer envolvimento no caso. O navio permanece em águas internacionais, limitando as ações da Dinamarca, que monitora sua posição.
As investigações estão sendo conduzidas por autoridades suecas e pela Marinha da Suécia, que inspecionam os cabos danificados. O ministro da Defesa da Alemanha declarou que o caso deve ser tratado como sabotagem, destacando preocupações sobre potenciais ameaças à segurança da União Europeia. O contexto de tensões geopolíticas amplia os temores em relação à proteção de infraestruturas submarinas estratégicas, que são cruciais para comunicações e operações de transporte no continente.
A OTAN intensificou as patrulhas na região como medida de prevenção e proteção contra novos ataques. Esse esforço reflete a crescente preocupação dos países europeus em blindar suas redes de comunicação submarinas contra possíveis ameaças externas. O caso evidencia a necessidade de uma resposta coordenada e eficaz para proteger infraestruturas críticas em um momento de instabilidade global.