A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anunciou a aquisição de uma fábrica de processados na província de Henan, na China, com investimento total de R$ 460 milhões. A operação inclui R$ 250 milhões para a compra da unidade e o restante será destinado à ampliação e adequação de duas linhas de hambúrguer, dobrando a capacidade de produção de 30 mil para 60 mil toneladas anuais. Com início previsto para o primeiro trimestre de 2025, a unidade fortalecerá a posição da empresa no mercado asiático, um dos maiores consumidores de proteínas no mundo.
A decisão faz parte da estratégia da BRF de diversificar sua presença global e expandir sua oferta de produtos de valor agregado, utilizando matéria-prima brasileira, proveniente tanto da própria BRF quanto de sua controladora Marfrig. A companhia vê a nova unidade como uma oportunidade para ampliar sua base de clientes, impulsionar vendas e explorar melhor o segmento de food service, especialmente em um mercado em crescimento como o chinês. Este passo reforça a competitividade da BRF em relação a outros mercados estratégicos, como o Oriente Médio e o Norte da África.
A fábrica, construída em 2013, está localizada em Henan, na terceira região mais populosa da China, com cerca de 100 milhões de habitantes. Além de gerar 850 novos empregos, a unidade permitirá à BRF ampliar sua presença em canais como varejo e food service, além de redes globais. O anúncio coincide com a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, reforçando a relevância da parceria comercial entre os dois países.