Em março de 2023, duas brasileiras foram detidas na Alemanha após serem vítimas de um golpe envolvendo o tráfico de drogas. Elas tiveram suas malas trocadas por outras que continham substâncias ilícitas, o que levou à sua prisão e à permanência de 38 dias no país de forma injusta. Após o incidente, as mulheres tentaram retomar suas vidas, mas enfrentaram novos desafios.
No dia 19 de março de 2024, as brasileiras foram impedidas de embarcar em um voo para Nova York no Aeroporto Internacional de São Paulo, pois o visto americano delas foi cancelado. A situação causou prejuízos financeiros e interrompeu planos pessoais e profissionais, já que o visto havia sido concedido anteriormente. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil se limitou a informar que não comenta casos específicos relacionados a vistos individuais.
Este novo contratempo está gerando frustração para as vítimas do golpe, que agora lidam com as consequências jurídicas e burocráticas decorrentes do erro cometido no ano passado. O incidente destaca a complexidade de situações envolvendo tráfico de drogas, mesmo quando as pessoas envolvidas não têm responsabilidade direta nos crimes.