O Brasil e a Suécia assinaram, no último sábado (9), uma carta de intenções para expandir a compra de caças suecos Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto a Suécia se comprometeu a adquirir o cargueiro multimissão C-390, fabricado pela Embraer. As negociações entre os dois países para a compra de aeronaves já duram mais de uma década. Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a Saab, fabricante do Gripen, para a aquisição de 36 unidades, das quais oito já foram entregues. O novo acordo prevê um aumento de 25% no número de caças Gripen adquiridos pelo Brasil, com a produção também sendo realizada localmente em parceria com a Embraer.
O modelo Gripen é considerado o mais moderno da América Latina, com uma velocidade máxima de 2.400 km/h, quase o dobro da velocidade do som, e capacidade de carregar até 7,2 toneladas de armamentos, incluindo mísseis de longo alcance. A aeronave é destacada pela sua eficiência em missões de defesa e pela flexibilidade operacional, sendo uma das mais avançadas da sua categoria. Por outro lado, a aeronave C-390, projetada pela Embraer, também está ganhando reconhecimento internacional, com a Suécia se tornando o sexto país europeu a optar por esse modelo de transporte tático, que oferece alta capacidade de carga e versatilidade em missões diversas, como transporte logístico e evacuação aeromédica.
A decisão da Suécia de adquirir o C-390 reforça o prestígio da Embraer no mercado global de aeronaves militares, destacando o avanço da indústria aeroespacial brasileira. Com uma capacidade de transporte de até 26 toneladas, o C-390 é adequado para cargas pesadas, além de ser utilizado em diversas operações de emergência e missões militares. A escolha por esse modelo por países da União Europeia e da OTAN, como Áustria e Holanda, atesta a competitividade e a confiabilidade do produto brasileiro, consolidando ainda mais sua presença no mercado internacional de defesa.