O Brasil e a China assinaram um acordo para estabelecer uma nova rota fluvial direta entre a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o porto de Santana, no estado do Amapá. O protocolo de intenções, assinado pela Companhia Docas de Santana e a Comissão Administrativa da Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Zhuhai, promete reduzir em até 14 dias o tempo de transporte de biofertilizantes, fortalecendo as relações comerciais e impulsionando o desenvolvimento econômico da região Norte do Brasil.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, destacando o potencial de modernização e desenvolvimento da infraestrutura portuária em Santana. Representantes chineses afirmaram que a rota não só ampliará o comércio, mas também promoverá o intercâmbio cultural e turístico. O acordo inicial prevê a importação de biofertilizantes chineses, que serão distribuídos por várias regiões do Brasil, enquanto o porto de Santana será uma porta de saída para o escoamento de soja e outras matérias-primas agrícolas para a China.
O prefeito de Santana celebrou a parceria como uma oportunidade de geração de emprego e renda local. Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária já realizou testes com o primeiro lote de biofertilizantes, e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) participará da transferência tecnológica em parceria com a empresa chinesa Sino-Lac, visando adaptar a produção às necessidades brasileiras e potencializar a sustentabilidade agrícola.