O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o líder chinês, Xi Jinping, destacando o alinhamento estratégico entre Brasil e China em temas como o Direito Internacional, o multilateralismo e a solução pacífica de conflitos. Durante um jantar em Brasília, Lula celebrou o meio século de relações diplomáticas entre os dois países, ressaltando que a parceria tem sido um modelo de cooperação Sul-Sul, com impactos positivos no desenvolvimento social e sustentável. Ele afirmou que o trabalho conjunto entre as duas nações tem repercutido globalmente.
Lula também destacou o sucesso dos programas sociais chineses, que, segundo ele, retiraram 100 milhões de pessoas da pobreza em uma década, e reconheceu a liderança de Xi Jinping em um momento de profundas transformações globais. O presidente brasileiro elogiou a forma como a China tem sido uma fonte de inspiração para mudanças no mundo, propondo uma agenda focada mais na paz e na cooperação do que na guerra e na competição.
Na mesma ocasião, os presidentes firmaram 37 acordos bilaterais, embora não tenha havido adesão formal do Brasil à Iniciativa da Nova Rota da Seda, um projeto chinês de infraestrutura global. A recepção de Xi Jinping no Palácio Itamaraty, com a presença de sua esposa, Janja, marcou o ponto alto das celebrações, destacando o fortalecimento das relações entre os dois países e suas ambições para o futuro.