As principais bolsas da Europa registraram alta na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, com os investidores digerindo os últimos balanços corporativos e aguardando decisões de política monetária nos Estados Unidos e Reino Unido. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,56%, impulsionado por bons resultados de algumas empresas, como a ArcelorMittal, que registrou aumento de 5,6% em suas ações em Amsterdã. Entretanto, balanços de outras companhias, como Telefónica e Air France-KLM, decepcionaram, levando as ações dessas empresas a caírem 1,6% em Madri e 11% em Paris, respectivamente.
Além disso, o mercado financeiro europeu também reagiu a notícias de movimentações no setor bancário. Em Milão, o Banco BPM anunciou uma proposta de aquisição da Anima Holding, uma gestora de ativos, resultando em um salto de 8,8% nas ações do banco e 9,7% nas ações da Anima. A notícia repercutiu positivamente nas bolsas, mesmo após uma sessão de queda na véspera, quando temores de que políticas protecionistas do presidente dos EUA pudessem impactar o comércio global.
Os investidores mantêm o foco nas decisões de juros do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve, esperadas para ainda nesta quinta-feira. Há expectativas de um corte de 25 pontos-base nas taxas de ambos os bancos centrais. No cenário macroeconômico, as vendas no varejo da zona do euro mostraram leve crescimento, enquanto a produção industrial alemã registrou uma queda mais acentuada do que o previsto.