As bolsas europeias iniciam a semana em busca de uma direção clara, enquanto investidores aguardam importantes dados econômicos e o balanço trimestral da Nvidia. Às 6h35 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da Europa, registrava uma queda de 0,33%, após enfrentar a quarta queda semanal consecutiva. O mercado tem refletido preocupações com os impactos das políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e os balanços corporativos menos favoráveis.
Na agenda econômica, os investidores estão focados na divulgação dos dados de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro e do Reino Unido, que podem influenciar as expectativas sobre novos cortes de juros na região. O mercado também aguarda com atenção o resultado financeiro da Nvidia, empresa referência global em inteligência artificial, programado para quarta-feira (20). No setor de tecnologia, o subíndice do Stoxx 600 registrava queda de 0,80% devido à expectativa em torno desse balanço.
No cenário das bolsas locais, Londres registrava um leve avanço de 0,28%, enquanto Paris e Frankfurt mostravam movimentações mistas. A bolsa de Milão apresentava a maior queda, de 1,19%, e os mercados de Madri e Lisboa subiam modestamente. Além disso, o dia traz como destaque a atualização da balança comercial da zona do euro, o que pode fornecer novas pistas sobre a saúde econômica da região.