O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou sua primeira operação de empréstimo em renmimbis com o China Development Bank (CDB), no valor de 5 bilhões de renmimbis (aproximadamente R$ 4 bilhões), com prazo de até três anos. O acordo foi assinado durante a visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, como parte de um conjunto de 37 atos firmados entre os dois países. Essa linha de crédito tem como objetivo apoiar diferentes setores da economia brasileira e reforçar a cooperação financeira entre os dois países, especialmente no uso de moedas locais.
A operação também visa impulsionar o comércio bilateral, com foco nas exportações brasileiras, que têm a China como principal parceiro. O empréstimo em moeda chinesa é considerado uma medida estratégica para diversificar as fontes de financiamento e fortalecer as relações comerciais, oferecendo aos exportadores brasileiros uma proteção cambial natural, dada a sua exposição ao mercado chinês. A parceria entre o BNDES e a China remonta a 1997, e o empréstimo de agora marca um passo significativo para ampliar as opções de financiamento para empresas brasileiras.
Este ano, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). A operação de crédito em renmimbis também reflete um esforço crescente do BNDES em diversificar seus parceiros internacionais e aumentar os investimentos no Brasil, além de fortalecer os laços econômicos entre as duas maiores economias emergentes do mundo.