O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 363,8 milhões para o Grupo Hypera Pharma, visando a inovação e a ampliação de suas operações. Os recursos serão utilizados na criação de uma planta-piloto, uma fábrica de medicamentos oncológicos e um centro de pesquisa e desenvolvimento em sua subsidiária Brainfarma, além de uma unidade para produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), componente fundamental do Buscopan. O investimento faz parte do programa BNDES Mais Inovação e cobre 88% do total previsto no projeto.
O projeto busca inserir a empresa em mercados de maior complexidade tecnológica, promovendo a produção de medicamentos biológicos e parcerias estratégicas para o desenvolvimento produtivo e de inovação local. Essas ações visam fortalecer o acesso a medicamentos no Brasil, atendendo tanto o mercado público quanto o privado. A iniciativa também prevê a criação de mais de 500 empregos diretos qualificados, com foco em pesquisa e desenvolvimento, além de 1,6 mil empregos indiretos após a conclusão dos projetos, contribuindo para o avanço do setor industrial farmacêutico nacional.
O presidente do BNDES destacou que os investimentos em saúde, intensificados após os desafios da pandemia, são essenciais para reduzir a dependência externa e fortalecer a resiliência do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro de 2023 a outubro de 2024, o banco destinou R$ 5,2 bilhões ao complexo industrial da saúde, com ênfase na indústria farmacêutica, que já registrou um aumento significativo de aprovações de crédito em 2024 em comparação ao ano anterior.