O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, comemora seus 50 anos de resistência cultural com uma grande celebração em Salvador no próximo sábado, 23 de novembro. O evento terá início com uma caminhada pelo bairro da Liberdade, ao som da Band’Aiyê, que conduzirá os participantes do Plano Inclinado até a Ladeira do Curuzu. A concentração está marcada para as 18h30, com previsão de chegada à Senzala do Barro Preto, local do show especial, por volta das 20h30.
Na Senzala do Barro Preto, a programação inclui a apresentação do DJ angolano Fábio Lima, trazendo influências da música africana, e o aguardado show da Band’Aiyê, que dividirá o palco com as alas de canto dos blocos Cortejo Afro e Muzenza, além das bandas Didá e Orisun. A celebração será marcada por homenagens à cultura afro-brasileira, destacando elementos como atabaques, danças e canções que reverenciam a ancestralidade e a modernidade dos blocos afro.
Os ingressos para o evento podem ser adquiridos online, com toda a renda destinada à manutenção das ações sociais e culturais da Associação Cultural Bloco Ilê Aiyê, que promove projetos educativos e musicais na comunidade. Este evento é mais um marco na trajetória do Ilê Aiyê, reconhecido como o mais belo dos belos, que completou 50 anos de história no dia 1º de novembro.