A Black Friday deste ano, que acontece na próxima sexta-feira (29), não deve ser a melhor de todas, mas também não deverá decepcionar os consumidores. De acordo com uma análise de uma especialista do setor, o evento será marcado por descontos menos agressivos devido ao cenário macroeconômico, com juros altos e o nível de endividamento dos consumidores. As categorias com tíquete médio menor devem ser mais beneficiadas, já que as promoções serão mais racionais e equilibradas.
Empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia, por exemplo, devem evitar promoções muito agressivas em comparação ao ano passado, quando precisaram realizar ajustes significativos em seus estoques. A expectativa é de que, embora o tíquete médio seja inferior ao de edições anteriores, haja um movimento favorável no mercado. No entanto, a especialista afirma que será mais difícil ver grandes crescimentos, uma vez que será necessário vender muito para atingir resultados expressivos.
O comportamento do consumidor também reflete a realidade econômica. Apesar de uma inflação controlada, o poder de compra está limitado, e muitos consumidores não têm dinheiro sobrando para grandes compras. Embora as pesquisas indiquem uma intenção de compra positiva, o foco será nos preços, e as empresas devem priorizar a rentabilidade. A expectativa é de uma Black Friday equilibrada, com poucas promoções extremas, mas que, mesmo assim, deve resultar em um evento positivo para o varejo.