A Black Friday de 2024 ocorrerá na última sexta-feira de novembro e, desde o início do mês, o varejo brasileiro tem antecipado promoções para atrair consumidores. Uma pesquisa revela que 89% dos brasileiros pretendem fazer compras, com a maioria buscando produtos tanto para si quanto para presentear. Roupas e calçados lideram a lista de desejos, seguidos por produtos de beleza, eletrônicos e móveis. A pesquisa também destaca que 62% dos entrevistados planejam antecipar compras de Natal, aproveitando os descontos da data.
O comércio eletrônico segue como a principal plataforma de compras, com 30% dos consumidores planejando comprar exclusivamente online. No entanto, 31% devem dividir suas compras entre os meios digital e físico. O preço, a facilidade de pagamento e os descontos diretos são os principais fatores que influenciam as decisões de compra. Entre as preferências de promoção, destacam-se os descontos diretos (48%) e estratégias como cashback (31%). Apesar da grande expectativa de descontos, 22% dos consumidores desconfiam que as ofertas da Black Friday não sejam realmente vantajosas.
Embora muitos consumidores aproveitem a data para obter boas ofertas, a pesquisa também revela um aumento nas preocupações com fraudes. Quase metade dos entrevistados já enfrentaram problemas com golpes relacionados à Black Friday ou conhecem alguém que passou por isso. A segurança nas transações online é essencial para garantir a confiança dos consumidores, que devem se atentar às regras do Código de Defesa do Consumidor em caso de qualquer problema.