Na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com seu antecessor e recém-eleito sucessor, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca. Este encontro marca o início do processo formal de transição de governo, uma prática tradicional para garantir continuidade administrativa e está ocorrendo dois meses antes do término do mandato de Biden.
A reunião acontece pouco depois da vitória de Trump sobre a vice-presidente Kamala Harris, em um cenário político que traz desafios econômicos e comerciais, como questões tarifárias que empresas americanas já consideram enfrentar no novo governo. A Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o encontro acontecerá às 11h (horário local), e detalhes adicionais serão divulgados em breve.
O gesto de Biden em organizar a transição é visto como um contraste em relação à postura adotada por Trump quatro anos antes, quando não houve cooperação formal entre as administrações. A transição anterior foi marcada por momentos de alta tensão, que culminaram com a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, em 6 de janeiro.