Belo Horizonte está sob alerta da Defesa Civil devido à previsão de fortes chuvas, rajadas de vento e risco de raios neste fim de semana. A temperatura mínima registrada nesta sexta-feira (8) foi de 17,9°C, com máxima prevista de 26°C e umidade mínima de 65% durante a tarde. O alerta, que é válido até as 8h de sábado (9), indica possibilidade de precipitação de até 60 mm, equivalente a 60 litros por metro quadrado em algumas regiões da capital. Nos primeiros oito dias de novembro, a região centro-sul de Belo Horizonte já registrou quase 22% da chuva esperada para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ampliou o alerta para outras regiões de Minas Gerais, destacando áreas instáveis no Sudeste que favorecem pancadas de chuva principalmente nas regiões Centro, Sul, Oeste e Triângulo Mineiro. Os ventos podem alcançar velocidades de até 50 km/h, podendo causar interrupções no fornecimento de energia elétrica e queda de árvores e galhos. A Defesa Civil municipal reforça as orientações para a população evitar locais propensos a desmoronamentos e alagamentos durante as tempestades.
Recomenda-se atenção redobrada em áreas de risco de inundação e evitar transitar por ruas com possibilidade de alagamento ou próximas a córregos. Além disso, a Defesa Civil aconselha que a população evite permanecer sob árvores, que não estacione veículos nesses locais e que preste atenção a possíveis sinais de risco em encostas e morros, como rachaduras ou fendas no solo. Em casos de emergência, a Defesa Civil (199) e a companhia de energia CEMIG (116) estão à disposição para atendimento imediato.