A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou uma tendência favorável para o acionamento da bandeira tarifária verde em dezembro. A melhora nas condições hidrológicas e a redução do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) foram destacados como os principais fatores para essa projeção. Esses elementos refletem o relaxamento nos indicadores que, anteriormente, haviam levado à bandeira vermelha em outubro e, posteriormente, à bandeira amarela em novembro.
Segundo o diretor-geral da Aneel, há sinais animadores, como o aumento das chuvas e a queda no preço da energia, mas a confirmação da bandeira verde dependerá de condições a serem verificadas no final de novembro. A bandeira verde, quando implementada, representa alívio nas contas de energia para consumidores, sendo um reflexo da redução de custos de geração em cenários mais favoráveis.
Relatórios do Broadcast Energia indicaram uma queda de 16,53% nos contratos de energia para dezembro, reforçando a expectativa positiva. O Ministério de Minas e Energia já projetava desde o início de novembro o retorno à bandeira verde, movimento que reflete uma conjuntura mais equilibrada entre a oferta e a demanda de energia no país.