O bairro de Campo Grande, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, é o mais populoso do Brasil, com 352.356 habitantes, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento revelou que, entre os dez bairros mais populosos do país, oito estão na capital fluminense. Em contrapartida, a cidade de São Paulo não tem nenhum bairro entre os dez primeiros, já que a subdivisão oficial do município é feita por distritos, e não por bairros, segundo o IBGE.
Na lista dos dez bairros mais populosos, destacam-se outros bairros cariocas, como Santa Cruz, Jacarepaguá e Bangu, todos situados na zona oeste do Rio de Janeiro. Fora da capital fluminense, o bairro Cidade Industrial de Curitiba, no Paraná, e Pimentas, em Guarulhos, São Paulo, são os únicos representantes de outras regiões do Brasil. A lista é completada por bairros como Realengo, Guaratiba, Barra da Tijuca e Tijuca, todos localizados no Rio de Janeiro.
O Censo 2022 também revelou que, em todo o Brasil, existem 17.576 bairros, com 119 milhões de pessoas vivendo fora de bairros formalmente instituídos, como em áreas onde os bairros não são legalmente reconhecidos. O levantamento abrangeu 468.097 setores censitários em 5.568 municípios e no Distrito Federal, e incluiu informações sobre a distribuição de distritos e subdistritos em diversas localidades do país.