Cinco aeronaves da Força Aérea do Reino Unido, incluindo três caças Eurofighter Typhoon, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na tarde de sexta-feira (8). A ação foi coordenada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), após o Centro de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba receber o pedido da Força Aérea britânica para redirecionar a rota de uma das aeronaves, que estava em situação de emergência.
As aeronaves, em formação, seguiam de Cabo Verde para as Ilhas Falklands/Malvinas e foram direcionadas ao aeroporto do Galeão, onde os pousos foram realizados em segurança. Entre os aviões britânicos, estavam um Airbus KC3 Voyager, um A-400 Atlas e três caças. O voo de emergência foi solicitado após o Airbus KC3 Voyager, que acompanhava os caças, relatar problemas que exigiram a interrupção da rota original.
De acordo com a concessionária RIOGaleão e a FAB, os pousos de emergência foram executados sem maiores incidentes, embora tenham causado o atraso de sete aterrissagens no aeroporto. Após a aterrissagem de emergência, as aeronaves retomaram o plano de voo inicial, e as operações no Galeão retornaram à normalidade.