Na tarde de sexta-feira (8), cinco aeronaves da Força Aérea do Reino Unido, incluindo três caças Eurofighter Typhoon, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A solicitação foi feita devido a uma emergência com uma das aeronaves, um Airbus KC3 Voyager A330-200, que estava acompanhando o caça Eurofighter Typhoon. As aeronaves, que seguiam de Cabo Verde para as Ilhas Malvinas, precisaram desviar a rota e pousar no Rio após não conseguirem realizar o reabastecimento em voo devido a condições climáticas adversas.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) coordenou a operação, e a concessionária RIOGaleão confirmou que o pouso ocorreu de forma segura. No entanto, o incidente causou atrasos em sete voos programados no aeroporto, embora a situação tenha sido rapidamente normalizada. Após os pousos, as aeronaves seguiram normalmente o plano de voo para as Ilhas Malvinas.
A Embaixada do Reino Unido esclareceu que os pousos não programados ocorreram como parte de uma entrega rotineira de fuselagens para o território britânico. Após a permanência no Brasil, as aeronaves provavelmente continuarão sua jornada de volta para as Ilhas Ascensão, um território ultramarino britânico no Atlântico Sul.